Geradores de Vapor

Caldeiras são alimentadas por água que provem de fontes naturais, poçCALDEIRA AQUO TUBHULAR processos03os artesianos, rios, córregos, lagos, etc. Quando se evaporam no sistema, depositam resíduos minerais e desprendem gases, sejam aqueles que se encontram dissolvidos ou aqueles que decorrem da decomposição da matéria orgânica. Temos então a formação de resíduos que aderem-se às superfícies metálicas da caldeira, formando o que chamamos de INCRUSTAÇÕES , ou então permanecem em suspensão na forma de lodo.
Estas incrustações são responsáveis pela queda da transmissão de calor dos gases de combustão para a água, devido à sua baixa condutividade térmica, portanto, impede a passagem de calor através da parede metálica dos tubos, permitindo uma forte concentração de calor (hot points), provocando redução da resistência do material e sua ruptura..
Um depósito de 2,5 mm aumenta a diferença de temperatura entre a parede metálica do tubo e a água em cerca de 10 ºC.
A tabela abaixo apresenta diferentes valores relacionados à função da carga térmica específica de geradores de vapor.
Carga Térmica Específica Kcal/m2.h
Aumento da diferença de temperatura ºC
12.000
12
30.000
31
60.000
64
Se considerarmos um tubo com 3 mm de espessura, com α = 50 Kcal/m2.h ºC, ao se estabelecer o coeficiente de transmissão K, com ou sem incrustação de 5 mm e com α = 1 Kcal/m2.h ºC, obtém-se resultados que demonstram os inconvenientes destes depósitos.

Sem incrustação:

K=                    1                      = 20 Kcal/m2.h ºC
    1      +        1    +     0,003
  20            5000          50

Com incrustação:
K=                           1                                  = 18 Kcal/m2.h ºC
       1      +        1    +   0,003 +     0,005
      20             5000        50              1
Onde o coeficiente de película da água admitido é de 5000 Kcal/m2.h ºC
Podemos verificar que os efeitos da incrustação resultam numa queda considerável de transmissão de calor oscilando em torno de 10-12% o que significa um fato importante nas grandes unidades geradoras de vapor, porém o inconveniente mais sério e a possibilidade do enfraquecimento do tubo, provocando sua ruptura!

Comentários

  1. DOSACLORO NELES ... >>>POLUIÇÃO DA ÁGUA
    A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes. Esse tipo de dano ambiental provoca graves doenças nas pessoas e animais, manifestando-se com mais gravidade em pessoas com baixa resistência, como crianças e idosos, assim como a agonia de animais e do próprio rio, lago ou mar com o recebimento de resíduos orgânicos que por sua vez se multiplicam. A proliferação desses microorganismos acaba por diminuir a quantidade de oxigênio na água levando a morte de peixes, plantas aquáticas, animais das margens e a morte de rios e lagos. Muitas vezes com a contaminação dos peixes, as pessoas que consomem esses peixes acabam causando graves doenças nas pessoas e até mesmo a morte.Algumas doenças transmitidas diretamente pela água poluída: cólera, tifo, hepatite, paratifóide, poliomielite entre outros. São transmitidas indiretamente: esquistossomose, fluorose, malária, febre amarela, dengue, tracoma, leptospirose, perturbações gastrintestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz. Sabe-se que uma pessoa é formada por 70% de água e precisa repor 2,5 litros de água diariamente (deve beber 1,5 litros e ingerir 1 litro por meio de alimentos hidratados).

    O Aparelho Dosador de Cloro marca DOSACLORO tem tudo a ver com este assunto, quando se trata da saúde das pessoas através da alimentação e da água. A água de poços artesianos, em 99% das vezes é poluída, contendo varios tipos de bactérias e coliformes fecais. Surgem doenças através de bactérias tipo PSEUDOMONAS AERUGINOSA entre outras que causam pneumonia, infecção do ouvido (pele e olhos), meningite, diarréia, infecção dos rins e pulmão, infecção do sangue, tuberculose e muitas outras doenças. O dosador DOSACLORO foi especificamente projetado para fazer a desinfecção do lençol freático de poços artesianos contaminados, além de cisternas, cacimbas e reservatórios em geral, pelo sistema de gotejamento. Se alguém se interessar, pode me solicitar uma entrevista grátis. Não estou dando mais nada de brinde, porque os interessados, quando a gente dá a mão, querem também o pé, o braço, o antebraço e resto também. Xô cobra! E-mail: reis_dosacloro@yahoo.com.br ? Fone 3292.3144 e 8748.0575 ? Fortaleza ? Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, o autor do texto acima tem razão quanto às doenças transmitidas por águas não tratadas. Vamos ajudar a cuidar e preservar o meio ambiente, a ação do homem é que torna o meio ambiente agradável ou não!
    Aqueles que estiverem interessados pelo equipamento, entrem em contato com o autor do texto pelos fones acima.
    Abraços!
    Hélio Ribeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balas Itabira em Uberlândia