Geradores de Vapor

Caldeiras são alimentadas por água que provem de fontes naturais, poçCALDEIRA AQUO TUBHULAR processos03os artesianos, rios, córregos, lagos, etc. Quando se evaporam no sistema, depositam resíduos minerais e desprendem gases, sejam aqueles que se encontram dissolvidos ou aqueles que decorrem da decomposição da matéria orgânica. Temos então a formação de resíduos que aderem-se às superfícies metálicas da caldeira, formando o que chamamos de INCRUSTAÇÕES , ou então permanecem em suspensão na forma de lodo.
Estas incrustações são responsáveis pela queda da transmissão de calor dos gases de combustão para a água, devido à sua baixa condutividade térmica, portanto, impede a passagem de calor através da parede metálica dos tubos, permitindo uma forte concentração de calor (hot points), provocando redução da resistência do material e sua ruptura..
Um depósito de 2,5 mm aumenta a diferença de temperatura entre a parede metálica do tubo e a água em cerca de 10 ºC.
A tabela abaixo apresenta diferentes valores relacionados à função da carga térmica específica de geradores de vapor.
Carga Térmica Específica Kcal/m2.h
Aumento da diferença de temperatura ºC
12.000
12
30.000
31
60.000
64
Se considerarmos um tubo com 3 mm de espessura, com α = 50 Kcal/m2.h ºC, ao se estabelecer o coeficiente de transmissão K, com ou sem incrustação de 5 mm e com α = 1 Kcal/m2.h ºC, obtém-se resultados que demonstram os inconvenientes destes depósitos.

Sem incrustação:

K=                    1                      = 20 Kcal/m2.h ºC
    1      +        1    +     0,003
  20            5000          50

Com incrustação:
K=                           1                                  = 18 Kcal/m2.h ºC
       1      +        1    +   0,003 +     0,005
      20             5000        50              1
Onde o coeficiente de película da água admitido é de 5000 Kcal/m2.h ºC
Podemos verificar que os efeitos da incrustação resultam numa queda considerável de transmissão de calor oscilando em torno de 10-12% o que significa um fato importante nas grandes unidades geradoras de vapor, porém o inconveniente mais sério e a possibilidade do enfraquecimento do tubo, provocando sua ruptura!

Comentários

  1. DOSACLORO NELES ... >>>POLUIÇÃO DA ÁGUA
    A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes. Esse tipo de dano ambiental provoca graves doenças nas pessoas e animais, manifestando-se com mais gravidade em pessoas com baixa resistência, como crianças e idosos, assim como a agonia de animais e do próprio rio, lago ou mar com o recebimento de resíduos orgânicos que por sua vez se multiplicam. A proliferação desses microorganismos acaba por diminuir a quantidade de oxigênio na água levando a morte de peixes, plantas aquáticas, animais das margens e a morte de rios e lagos. Muitas vezes com a contaminação dos peixes, as pessoas que consomem esses peixes acabam causando graves doenças nas pessoas e até mesmo a morte.Algumas doenças transmitidas diretamente pela água poluída: cólera, tifo, hepatite, paratifóide, poliomielite entre outros. São transmitidas indiretamente: esquistossomose, fluorose, malária, febre amarela, dengue, tracoma, leptospirose, perturbações gastrintestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz. Sabe-se que uma pessoa é formada por 70% de água e precisa repor 2,5 litros de água diariamente (deve beber 1,5 litros e ingerir 1 litro por meio de alimentos hidratados).

    O Aparelho Dosador de Cloro marca DOSACLORO tem tudo a ver com este assunto, quando se trata da saúde das pessoas através da alimentação e da água. A água de poços artesianos, em 99% das vezes é poluída, contendo varios tipos de bactérias e coliformes fecais. Surgem doenças através de bactérias tipo PSEUDOMONAS AERUGINOSA entre outras que causam pneumonia, infecção do ouvido (pele e olhos), meningite, diarréia, infecção dos rins e pulmão, infecção do sangue, tuberculose e muitas outras doenças. O dosador DOSACLORO foi especificamente projetado para fazer a desinfecção do lençol freático de poços artesianos contaminados, além de cisternas, cacimbas e reservatórios em geral, pelo sistema de gotejamento. Se alguém se interessar, pode me solicitar uma entrevista grátis. Não estou dando mais nada de brinde, porque os interessados, quando a gente dá a mão, querem também o pé, o braço, o antebraço e resto também. Xô cobra! E-mail: reis_dosacloro@yahoo.com.br ? Fone 3292.3144 e 8748.0575 ? Fortaleza ? Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, o autor do texto acima tem razão quanto às doenças transmitidas por águas não tratadas. Vamos ajudar a cuidar e preservar o meio ambiente, a ação do homem é que torna o meio ambiente agradável ou não!
    Aqueles que estiverem interessados pelo equipamento, entrem em contato com o autor do texto pelos fones acima.
    Abraços!
    Hélio Ribeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balas Itabira em Uberlândia

Biografia de Philip Crosby

ANVISA MUDA REGRAS PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS