ÁGUA DE CALDEIRA - Tratamento Químico



Vamos abordar neste post, o tratamento interno em água de caldeira.

Este tipo de tratamento é aplicado em águas de baixa dureza e águas não turvas, na qual adicionamos produtos químicos que irão reagir no interior da caldeira.  Sabemos que existem vários produtos no mercado, cujas dosagens são prescritas pelos seus fabricantes sempre em função das impurezas químicas reveladas pela análise da água. O produto químico básico destas formulações é o tri - fosfato de sódio, que é introduzido no próprio tanque de alimentação da água ou tubo de injeção desta, no interior da caldeira, mediante a uma bomba dosadora contínua.
Ocorrem reações do fosfato no interior da caldeira precipitando os sais de cálcio, em forma de lama não aderente à superfície metálica tornando altamente solúveis os sais que davam dureza à água. Assim é formado o precipitado, sob a forma de um lodo não aderente, que depositam-se na partes inferiores da caldeira, de onde então são eliminados por meio de descargas intermitentes.
Ocorrem as seguintes reações químicas:

2Na3PO4  +  3CaCO-------> Ca(PO4) +  3Na2CO3

2Na3PO4  +  3CaCO3 -------> Ca(PO4) +  2Na2CO +  CO2  +  H2O 

2Na3PO4 +  3CaCO3 ------> Ca(PO4)2   +  NaCO +  2CO2  +  2H2O 

Os sais de fosfatos encontrados no mercado se apresentam sob diversas formas: podem ser anidro, cristalizado com  1 mol ou 12  moles de água, podem ser neutros, mono ou biácido.  Todas estas variações podem ser  utilizadas, desde que se mantenham no interior da caldeira um excesso  em torno de 30 a 40 ppm de PO4.

E quando a água contém  muito oxigênio livre ( veneno para a caldeira), devemos  adicionar sulfito de sódio que irá reagir conforme a equação abaixo:

Na2SO3     1/O2  -------->  Na2SO

A concentração do  oxigênio é expressa em ml por litro  ( ml / l ). Para exprimi-la em ppm usamos a seguinte relação:

1 cm3 / l   ou  1 ml / l  =  1,43 ppm,  ou

1 ppm = 0,608 ml / l  ou 1 cm3 / l

Até o próximo post onde falaremos sobre: Características da água de alimentação dos geradores de vapor ( Caldeiras)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balas Itabira em Uberlândia

Biografia de Philip Crosby

ANVISA MUDA REGRAS PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS