BOMBAS DE ALIMENTAÇÃO

      Quando introduzimos água nos Geradores de Vapor, o fazemos com aparelhos de alimentação. A vazão e a perda de carga total do sistema, seja para vencer a contra-pressão de vapor, seja as perda das tubulação, válvulas e controles, determinam as características funcionais destes aparelhos. Se consideramos o  fator termodinâmico, então  o aparelho de alimentação realiza um trabalho equivalente a injeção de água, vencendo então as resistências do circuito.

      Temos três tipos de aparelhos de alimentação de vapor que  são  muito utilizados nos geradores de vapor:

      injetores para caldeiras

    • Injetores - Os aparelhos injetores utilizam o próprio vapor da caldeira como meio de impulsão da água. 

       

    •  

      bomba alternativa
    • Bombas alternativas - |As bombas alternativas podem ser acionadas a vapor ou eletricamente. As mais difundidas para aplicação em  geradores de vapor são aquelas chamadas Duples a vapor, conhecidas também com  “burrinhos”.

       

    • Bombombas-centrifugas 2bas centrífugas – Tais bombas atendem hoje  em dia uma enorme gama de capacidades e pressões necessárias à alimentação de água nos geradores de vapor. Assim nas pequenas instalações de baixa pressão,  temos bombas de um estágio que atendem as necessidades do  gerador. Mas  à  medida que as capacidades, pressões e temperatura da água aumentam, os projetos das bombas de alimentação centrífugas passam a exigir atenções especiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balas Itabira em Uberlândia

ANVISA MUDA REGRAS PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS