Qualidade e Produtividade

Inicialmente vamos tratar de Produtividade e Qualidade. Como balizar a qualidade com produtividade? Como medir o sistema produtivo e a qualidade de produtos e serviços?  O que medir? Onde medir? Quando medir? Quem deve medir? Como medir? Para Crosby , a qualidade é vista como "conformidade com os requisitos", e acrescenta que se existe empenho em fazer bem feito na primeira vez, então os desperdícios seriam eliminados e a qualidade não seria dispendiosa. Pronto, vamos partir deste princípio, ou seja, vamos seguir o conceito de Crosby conforme visto acima. Pois bem, devemos então entender o que  vem a ser requisito
  • REQUISITO: característica do  produto ou serviço  que é apresentado por um documento estabelecendo compromissos contratuais entre o cliente e o forncedor, geralmente de forma implícita ou obrigatória.
Então se no contrato entre o cliente (aquele que solicita os produtos/serviços) e o fornecedor (aquele que produz os produtos ou serviços) está definido que o produto X deve ser entregue conforme as especificações:
  • Umidade máx.:   5,0   %
  • Umidade min.:    4,0   %
  • Proteína total:   15,0   %
As embalagens são fornecidas pelo cliente. Assim sendo, agora é somente acompanhar processo e registrar as não conformidades, a garantia da qualide ou produção devem elaborar uma folha de verificação e registrar quantas vezes os requisitos do cliente  não foram cumpridos. Com  os dados obtidos, calcular o Preço do Não Cumprimento, ou o PNC.

Postagens mais visitadas deste blog

Balas Itabira em Uberlândia